25 de junho
São Próspero de Aquitânia, Monge
(390-463)

São Próspero nasceu na Aquitânia (França) no ano de 390. Suas obras demonstram que na juventude se dedicou a todos os ramos do conhecimento, mundano ou sagrado. Por conta de sua castidade e santidade, era chamado por seus contemporâneos de santo e venerável homem.

Pelo poema “De um esposo à esposa”, julga-se que foi casado. Dotado de grandes virtudes e de extraordinários talentos e erudição, escreveu diversas obras em que habilmente refutava os erros dos hereges.

Em 426 tomou parte ativa na luta contra os erros doutrinais divulgados por Pelágio, que negava a necessidade da graça divina e o pecado original, e que começava a ganhar forças em Roma, e se diz que a derrota definitiva do pelagianismo se deveu ao seu zelo, erudição e esforços incansáveis.

São Leão Magno, ao ser eleito Papa em 440, convidou São Próspero a Roma, fez dele seu secretário e o empregou nas questões mais importantes da Igreja.

Defendeu e trabalhou pessoalmente com Santo Agostinho, pois tinha o mesmo entendimento que ele sobre a graça divina. Por isso contou a Santo Agostinho que os marselheses eram os novos opositores doutrinais. Instigado, Santo Agostinho escreveu aquela que foi a sua maior obra: “Da predestinação dos santos e dom da perseverança”.

A data de seu falecimento é incerta, mas ainda era vivo no ano de 463.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *