25 de maio
Santa Maria Madalena de Pazzi, Virgem
(1566-1607)

Santa Maria Madalena de Pazzi nasceu em Florença, na Itália, no dia 2 de abril de 1566, tendo sido batizada com o nome de Catarina. Desde a juventude, ela mostrou uma particular sensibilidade em relação ao sobrenatural e sentiu-se atraída pelo diálogo íntimo com Deus.

A adolescente Catarina não se deixava condicionar pelas exigências mundanas de seu ambiente social. Com o tempo, ela amadureceu sua decisão de deixar o mundo e, em 1582, aos 16 anos, decidiu ingressar no Carmelo de Santa Maria dos Anjos, em Florença. No dia 30 de janeiro de 1583, recebeu o hábito do Carmelo e o nome de Irmã Maria Madalena do Verbo Encarnado. Tendo adoecido gravemente em março de 1584, emitiu a Profissão Solene no dia 27 de maio. Ela precisou ser levada ao coro em uma maca para pronunciar, definitivamente, os seus votos de castidade, pobreza e obediência.

A partir daí, a Irmã Maria Madalena foi favorecida por dons especiais do Espírito Santo, vivendo sucessivas experiências místicas. Também seguiram-se cinco longos anos de sofrimento espiritual e purificação interior. É neste contexto que se insere o seu fervoroso compromisso pela renovação da Igreja, quando ela sentiu a necessidade de escrever algumas cartas ao Papa e a outras autoridades eclesiásticas. Após a Solenidade de Pentecostes, de 1590, a Irmã Maria Madalena superou aquele período de provação e passou a se dedicar com todas as energias ao serviço da comunidade e, em particular, à formação das noviças.

Contudo, os últimos três anos da sua vida foram acompanhados de diversos sofrimentos, pois a tuberculose começou a manifestar-se. Ela viu-se obrigada a retirar-se lentamente das suas funções ativas na comunidade, renunciando ao cargo de vice-priora e despojando-se no amor de Deus. Encontrou-se oprimida por sofrimentos físicos e espirituais que duraram até o seu retorno à casa do Pai Celeste, no dia 25 de maio de 1607, aos 41 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *