26 de janeiro
Santos Timóteo e Tito, Bispos

São Timóteo nasceu em Listra e foi um dos primeiros discípulos de São Paulo. Seu pai era grego pagão e sua mãe judia. Foi educado no judaísmo por sua mãe Eunice e por sua avó, Lóide.

Foi o discípulo predileto de São Paulo. A comunidade de Listra recomendou São Timóteo a São Paulo, que o tomou por companheiro na segunda e terceira viagens. Por ser filho de uma hebreia, São Paulo, para lhe facilitar o apostolado, circuncidou-o. Confiou-lhe numerosos encargos, em várias circunstâncias, às comunidades de Tessalônica, Macedônia e Corinto.

São Paulo dirigiu-lhe pelo menos duas cartas, incorporadas ao cânon do Novo Testamento. São Timóteo acha-se ao lado de Paulo em sua primeira prisão. Depois encontramo-lo em Éfeso, a exercer a função de bispo. São Paulo, preso pela segunda vez, solicitou sua companhia em Roma.

Sofreu o martírio no ano 97.

O outro colaborador de São Paulo, São Tito, era de família pagã. Parece que o Apóstolo o converteu durante a primeira viagem missionária. São Tito acompanhou os Santos Paulo e Barnabé a Jerusalém, onde São Paulo se opôs energicamente aos que pretendiam impor a circuncisão a seu discípulo.

São Tito exerceu a função de intermediário entre Corinto e o Apóstolo. Na carta que São Paulo lhe enviou, vemo-lo já residindo em Creta. São Paulo escreve-lhe pedindo-lhe encontrar-se com ele em Nicópolis, no Epiro. De lá provavelmente enviou-o à Dalmácia, onde é venerado de modo particular.

Segundo a tradição mais antiga, São Tito permaneceu como Bispo de Creta até sua morte, que ocorreu em idade avançada, por causa natural e não por martírio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *