Os Santos João e Paulo eram irmãos. Deram testemunho de sua fé durante a perseguição de Juliano, o Apóstata, em junho de 362. Eram ricos, e tudo indica que haviam sido oficiais da guarda imperial. Renunciaram aos cargos e se recolheram em sua propriedade no Monte Célio, dedicando-se à oração e ao serviço dos necessitados.
Juliano, o Apóstata, entretanto, exigiu que retornassem às suas funções anteriores. Elas recusaram-se a obedecer ao tirano e a compartilhar de suas crueldades. O chefe da guarda imperial, Terenciano, foi então à casa deles no Monte Célio com a intimação de oferecerem dentro de dez dias incenso à estátua de Júpiter. Ao esgotar o décimo dia de espera, Terenciano, após uma última e vã tentativa de convencê-los de idolatria, mandou que fossem degolados secretamente e fossem sepultados em sua própria casa.
O sucessor de Juliano, o imperador Joviniano, encarregou o senador Bizante de procurar os corpos dos irmãos João e Paulo e de construir uma igreja sobre seu túmulo.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.