26 de junho
São Josemaria Escrivá de Balaguer, Presbítero
(1902-1975)

São Josemaria Escrivá de Balaguer nasceu em Barbastro, Huesca, na Espanha, no dia 9 de janeiro de 1902. Os seus pais deram aos filhos uma profunda educação cristã.

Em 1915, a indústria de tecido do pai faliu e a família mudou-se para Logronho, onde havia mais trabalho. Nessa cidade, Josemaria reconheceu sua vocação religiosa e decidiu tornar-se sacerdote. Ingressou no Seminário de Saragoça, foi ordenado sacerdote em 1925 e exerceu o seu ministério numa paróquia rural e, depois, em Saragoça.

Com autorização do seu bispo, em 1927 foi para Madri, com o objetivo de formar-se em Direito. Um ano depois, durante um retiro espiritual, pediu a Deus para mostrar-lhe com clareza o que precisava ser feito e, assim, funda o Opus Dei, um caminho moderno de evangelização para a Igreja. Desde então, trabalhava na instituição, ao mesmo tempo que continuava exercendo o seu ministério, especialmente entre os pobres e doentes.

A missão do Opus Dei é a de promover entre os fiéis cristãos de qualquer condição social uma vida plenamente coerente com a fé no meio do mundo e contribuir, assim, para a evangelização de todos os ambientes da sociedade. Ou seja, difundir a mensagem de que todos os batizados estão chamados a procurar a santidade e a dar a conhecer o Evangelho, tal como recordou o Concílio Vaticano II.

Em 1946, fixou residência em Roma, fazendo o doutorado em teologia pela Universidade Lateranense. Foi nomeado consultor de duas congregações da Cúria Romana, membro honorário da Academia Pontifícia de Teologia e prelado honorário do Papa.

Josemaria morreu em consequência de uma parada cardíaca, no dia 26 de junho de 1975, em seu quarto de trabalho e aos pés de um quadro de Nossa Senhora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *