27 de agosto
Servo de Deus Luciano Mendes de Almeida
(1930-2006)

Dom Luciano Mendes de Almeida nasceu no Rio de janeiro, em 5 de outubro de 1930, filho de uma tradicional família carioca, católica e de vasta bagagem cultural. Aos dezessete anos, foi para Nova Friburgo, Rio de Janeiro, e iniciou o noviciado no Colégio Anchieta, tradicional centro de formação dos jesuítas, onde também estudou retórica e fez o curso superior de filosofia. Por dois anos, lecionou no Seminário Menor dos Jesuítas, sob forma de estágio e, em 1955, foi enviado a Roma, com o fim de terminar sua formação.

Estudou teologia na Universidade Gregoriana de Roma e foi ordenado em 5 de julho de 1958, em Roma, aos vinte e oito anos. No ano seguinte, concluiu sua formação espiritual em Florença e, durante os próximos cinco, dividiu-se entre o trabalho de orientador, junto aos estudantes do Colégio Pio Brasileiro de Roma.

De volta ao Brasil, foi professor de filosofia em Nova Friburgo e posteriormente em São Paulo, por quase dez anos.

Em 1976 foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, desenvolvendo uma trajetória marcada com a fundação da Pastoral do Menor, que visava ajudar crianças e adolescentes das periferias paulistas. Em 1979, foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cargo que, com a reeleição, ocuparia até 1987, quando seria eleito presidente por dois mandatos, para um período de oito anos.

Em abril de 1988, foi nomeado quarto Arcebispo de Mariana, Minas Gerais. Sua chegada representou um grande impulso à ação pastoral da arquidiocese. Realizou visitas pastorais, procurou ser voz presente nas inúmeras paróquias e participar ativamente das questões eclesiásticas locais. Ao longo de sua atuação como pastor da Igreja de Mariana, exibiu notável zelo em relação ao seminário e à formação do clero. Atuou sempre próximo aos presbíteros e seminaristas.

Pessoa de destaque do episcopado brasileiro, atuou na defesa dos direitos humanos e no serviço aos pobres. Faleceu em 27 de agosto de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *