27 de dezembro
São João, Apóstolo e Evangelista

Ao evangelista São João devemos um Jesus mais íntimo, aquele que mais profundamente se manifesta filho de Deus feito homem.

Filho de Zebedeu, rico pescador de Betsaida (Mc 1,20; Mt 4,18-22; Jo 1,44), e de Salomé, uma das mulheres que se puseram a serviço de Jesus e de seus apóstolos, São João foi provavelmente educado, como o irmão Tiago, em ambiente da seita dos zelotes, como mostra a vivacidade de suas réplicas (Mc 3,17; Lc 9,53-56). Sendo discípulo de João Batista (Jo 1,35-41), foi encaminhado a Jesus por seu mestre. Uma vez discípulo de Jesus, São João foi um dos mais ativos membros do grupo, um daqueles a quem o Senhor confiou maior número de encargos e os mais íntimos segredos (Mt 17,1-8; Mc 13,3; Lc 22,8; Jo 13,23; Mt 26,37; Jo 19,26; 20,3). Tomou parte no Concílio de Jerusalém (Gl 2,9) e, no termo de uma longa vida apostólica, foi exilado na ilha de Patmos, ao tempo de Domiciano (Ap 1). João colocou no centro de seu Evangelho a manifestação de Deus ao mundo na pessoa do Cristo: Jesus é filho de Deus, e se apresenta como tal mediante seus grandes “eu sou” e múltiplas manifestações concretas. A tais manifestações São João dá o nome de “testemunho” ou de “missão” numa série de “sinais” da “glória” de Deus; o mais importante destes “sinais” realiza-se na “hcra” da glorificação de Cristo no mistério pascal. Estes sinais perpetuam-se na vida da Igreja e nos sacramentos da presença do Senhor.

As cartas de São João prolongam o ensinamento de seu Evangelho. Deus, que é “Amor e Luz”, os deveres cristãos derivados da caridade e as precauções contra o pecado são os temas principais.

O Apocalipse é essencialmente uma meditação sobre o significado da história, redigida segundo um gênero literário muito usado no mundo hebraico, e destinada a fortalecer a fé cristã exposta a perseguições: Cristo já venceu o mundo e Satanás; os que participam dos sofrimentos de Cristo participarão também de seu triunfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *