29 de junho
Santos Pedro e Paulo, Apóstolos

Simão, filho de Jonas e irmão de André, foi o primeiro entre os discípulos a confessar que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, por quem foi chamado Pedro. Foi escolhido por Cristo como fundamento da sua Igreja, dele recebeu as chaves do Reino dos céus (Mt 16,13-19); pastor do rebanho santo (Jo 21,15-17), confirma na fé os irmãos (Lc 22,32). Ele e seus sucessores são o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.

Paulo, incorporado ao Colégio Apostólico pelo próprio Cristo no caminho de Damasco

(At 9,1-16), foi escolhido para anunciar seu Nome aos povos (At 9,15). É o maior missionário de todos os tempos, o Apóstolo dos gentios. Com Pedro, fez ressoar a mensagem evangélica no mundo mediterrâneo.

Ambos, na fé e no amor de Jesus Cristo, anunciaram o Evangelho na cidade de Roma e morreram mártires no tempo do imperador Nero: Pedro, segundo a tradição, foi crucificado de cabeça para baixo e sepultado no Vaticano, junto à Via Triunfal; Paulo morreu ao fio da espada e foi sepultado junto à Via Ostiense. O triunfo dos dois Apóstolos é celebrado neste dia com igual honra e veneração em todo o orbe da terra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *