29 de maio
Servo de Deus Inácio João Dal Monte
(1897-1963)

Dom Frei Inácio João Dal Monte nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, em 28 de agosto de 1897, filho de Luiz Dal Monte e Ângela Guglielmini. Órfão de pai ainda muito cedo, mudou-se com sua mãe para a Itália. Ali ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a 15 de setembro de 1912, com apenas 15 anos de idade. Interrompeu seus estudos para servir como soldado do exército italiano, durante a Primeira Guerra Mundial.

Terminada a guerra, continuou seus estudos, emitiu sua profissão perpétua no dia 8 de dezembro de 1921 e doutorando-se em Direito Cônico, na Faculdade Pontifícia do Patriarcado de Veneza. Foi ordenado sacerdote em 5 de abril de 1924.

Vindo para o Brasil, exerceu o sacerdócio em diversas comunidades no sul do país. Tornou-se custódio provincial dos Capuchinhos do Paraná e de Santa Catarina, durante doze anos.

Em 15 de março de 1949 foi eleito Bispo Titular de Agbia e Coadjutor de Joinville, sendo sagrado em 29 de maio de 1949. Dom Inácio escolheu como lema episcopal “Exiit qui seminat” (Saiu o semeador). Trabalhou em Joinville durante três anos, até que foi eleito, em 21 de maio de 1952, como Bispo de Guaxupé.

Exerceu o episcopado em Guaxupé durante 10 anos e meio, santificando, ensinando e regendo o seu rebanho com muito amor e com dedicação total à Igreja. Durante a sua presença na Diocese de Guaxupé, Dom Inácio foi sempre o Bispo solícito, que toda a diocese se habituou a conhecer e a amar.

De 11 de outubro a 8 de dezembro de 1962, participou da Primeira Sessão do Concílio Vaticano II, em Roma.

Em janeiro de 1963, foi acometido por trombose arterial. Não obstante todos os cuidados médicos, houve necessidade de amputar-lhe a perna direita. Cercado de padres, Dom Frei Inácio faleceu no dia 29 de maio de 1963, na Santa Casa de Guaxupé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *