Por volta do ano 245, sob orientação do Papa Fabiano, São Saturnino partiu de Roma para pregar a fé na Gália. Fixou sua sé episcopal em Toulouse e assim se tornou o primeiro bispo cristão daquela cidade. Havia somente uns poucos cristãos no local. No entanto, seu número cresceu bastante após a chegada de São Saturnino; e seu poder se fez sentir pelos espíritos do mal, que eram objetos de idolatria dos pagãos.
Por volta de 250, sob o consulado de Décio e Grato, seu poder se fez sentir ainda mais porque ele tinha de passar diariamente pelo Capitólio, local de culto dos pagãos, a caminho de sua igreja. Certo dia, uma grande multidão estava reunida em torno do altar, onde um touro se encontrava pronto para o sacrifício. Um homem na multidão apontou para São Saturnino, que passava, e o povo teve a intenção de forçá-lo à idolatria, porém ele respondeu: “Conheço somente um Deus, e somente a Ele oferecerei o sacrifício de louvor. Como posso temer deuses que vós próprios dizeis temerem justo a mim?”. Com isso, foi amarrado ao touro e arrastado pela escadaria do Capitólio. Pedaços da sua cabeça acabaram espalhados pelos degraus.
Seu corpo mutilado foi recolhido e sepultado por duas devotas mulheres.
São Saturnino é um dos santos mais populares na França e na Espanha.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.