Nasceu na Alemanha em 801. Desde pequeno foi aluno dos Beneditinos, na abadia de Corbiè, perto de Amiens, no norte da França. Para ali, voltou, mais tarde, como monge e revelou extraordinária sensibilidade e preparação pastoral. Em 826, partiu para a Dinamarca, com o novo rei Harald, que acabava de ser batizado por ele, mas, depois de apenas um ano, o soberano foi obrigado a renunciar ao trono. Então, Óscar seguiu o monge Vitimaro, em sua missão na Suécia, onde o rei local era tolerante com a pregação do cristianismo, considerado a religião dos estrangeiros, seguido mais pelos prisioneiros de guerra. Os resultados foram tão bons que o novo imperador, Ludovico o Piedoso, encorajou o nascimento, naquelas terras, de uma nova estrutura eclesiástica, que, porém, teve como sede Hamburgo, além-mar. Ali Óscar se tornou Bispo.
Primeiro bispo de Hamburgo, trabalhou na difusão da fé na Alemanha setentrional. Foi enviado pelo Papa Gregório IV à península escandinava. Sua pregação, entre muitas dificuldades, teve resultado consolador na conversão do rei Olavo da Suécia.
Durante os 40 anos de apostolado: destruídas as igrejas, ele as reconstruía; expulso, retornava; abatido, ele soerguia. Sua obra missionária, aparentemente inútil, haveria de um dia florescer e produzir fecundos frutos de fé nos corações.
Com suas pregações até o rei da Suécia se converteu ao catolicismo. Morreu a 3 de fevereiro de 865, coroando uma vida não muito longa, mas vivida intensamente a favor da causa de Cristo e do Evangelho. Ao norte da Europa ainda é muito popular.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.