Humberto van Lieshout, mais tarde conhecido como Padre Eustáquio, nasceu no dia 3 de novembro de 1890, em Aarle Rixtel, na Holanda. Em 1913, ingressou na Congregação dos Sagrados Corações e, no dia 10 de agosto de 1919, foi ordenado sacerdote. Foi Mestre de Noviços e vigário paroquial.
Foi enviado como missionário, em 1924, para a Espanha e, no ano seguinte, para o Rio de Janeiro, Brasil. Em 1925, assumiu, com outros missionários, a pastoral do Santuário da Abadia de Água Suja e outras paróquias de Diocese de Uberaba, Minas Gerias, onde ganharia o coração dos fiéis como a sua tradicional saudação: “Saúde e Paz”. Em 26 de março de 1926, foi nomeado Reitor do Santuário Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, Minas Gerias.
Em suas orientações e curas físicas, Padre Eustáquio falava da disposição de Deus de curar a pessoa integralmente. Indicava medicamentos. Servia-se de folhas e raízes e muitos procuravam sua ajuda. De Romaria, em 1935 foi transferido para Poá, São Paulo. Por causa do aglomerado de pessoas que o procuravam e pelo transtorno, foi enviado à cidade de Araguari, Minas Gerias. Trabalhou na paróquia de Ibiá. E, em 1942 foi transferido para a Paróquia de Cristo Rei, em Belo Horizonte, onde conseguiu conciliar o trabalho pastoral, a atenção aos que vinham de longe, às famílias e aos enfermos locais.
Em 23 de agosto, após celebrar a Santa Missa, durante o retiro que pregava às alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, sentiu-se desfalecer. O diagnóstico dos médicos acusou um tipo de tifo causado por uma picada de carrapato. Morreu no dia 30 de agosto de 1943.
Padre Eustáquio foi beatificado em Belo Horizonte, no dia 15 de junho do ano 2006.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.