31 de janeiro
São João Bosco, Presbítero
(1815-1888)

São João Bosco, conhecido popularmente como Dom Bosco, nasceu em Castelnuovo d’Asti, em 16 de agosto de 1815. Órfão de pai aos dois anos, Margarida Occhiena, sua mãe, teve um papel muito importante na sua vida e na sua formação humana e cristã.

 

Teve infância pobre e difícil, trabalhando duramente para se manter nos estudos. Líder nato, desde pequeno exerceu grande influência entre seus colegas e amigos.

Ordenado sacerdote em 1841, sentiu e afirmou dever sua obra a Maria Auxiliadora. Começou com os jovens à procura de trabalho: deu-lhes uma casa, um coração amigo, instrução e proteção, assegurando-lhes contratos de trabalho honestos; criou escolas profissionais e oficinas. Ofereceu igual assistência aos estudantes. Encaminhou os jovens a alcançar competência e habilidade profissional; dirigiu-os para a vida cristã, cuidando muito da formação religiosa, frequência aos sacramentos, devoção a Maria.

Interessou-se eficazmente pelas vocações. Possuía a arte inigualável de formar cada um segundo sua personalidade. Com alguns colaboradores, formados na sua “escola”, fundou os Salesianos e empreendeu vasta obra missionária. Com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou as Filhas de Maria Auxiliadora.

Precursor em muitos campos da vida eclesial, tão simples e ao mesmo tempo de forte capacidade de ação, é o tipo de apóstolo dos novos tempos. Sua pedagogia cristã, exercida com habilidade de gênio e eficácia de santo, visa a “prevenir” os males, a “preservar” a juventude com inteligente compreensão, adaptação a suas exigências, discernimento, confiança, caridade, alegria, tudo isto expressão da constante “presença” do educador: “Saibam os jovens que são amados”. Entre os mais belos frutos de sua pedagogia está o jovem Domingos Sávio.

Morreu em Turim, em 31 de janeiro de 1888 e foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1934.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *