Santo Afonso Rodrigues nasceu em Segóvia, Espanha, no dia 25 de julho de 1533, e foi educado pelos Jesuítas de Alcalá. Segundo de onze irmãos, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, um comerciante de tecidos, assumiu os compromissos com o comércio.
Aos 27 anos casou-se com Maria Suarez, com quem teve três filhos, perdendo dois, ficando viúvo aos 32 anos. Ao entrar em crise espiritual por esse motivo, Santo Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos.
Em 1571 foi admitido ao noviciado dos Jesuítas, como irmão leigo. Viveu a sua vida de religioso no Colégio Jesuíta de Monte Sion, em Palmas de Mallorca, no Mediterrâneo. Passou a vida inteira como porteiro do colégio. Foi nesse ofício que Santo Afonso fez a experiência do Deus que é amor na simplicidade, na dedicação, no serviço aos irmãos. Atraía a si grande número de pessoas que a ele vinham se aconselhar. Entre outros, São Pedro Claver.
Faleceu em 31 de outubro de 1617, sendo sepultado na igreja de Monte Sião em Mallorca.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.