4 de junho
São Francisco Caracciolo, Presbítero
(1563-1608)

Francisco nasceu em 13 de outubro de 1563 em Vila Santa Maria de Chieti, no reino de Nápoles, na família real de Caracciolo. Durante a infância, fugia de todas as distrações, rezava o rosário regularmente e gostava de visitar o Santíssimo Sacramento e distribuir sua comida aos pobres. Um ataque de lepra ensinou-lhe sobre a vileza do corpo humano e a vaidade do mundo.

Quase milagrosamente curado, saiu de casa e foi estudar para o sacerdócio em Nápoles, onde passava suas horas de lazer nas prisões ou visitando o Santíssimo Sacramento em igrejas vazias. Quando tinha vinte e cinco anos fundou a Ordem dos Clérigos Regulares Menores, cuja regra ordenava que todo dia um padre jejuasse com pão e água, o outro se autoflagelasse, e um terceiro portasse o cilício, enquanto deveriam manter rodízio de perpétua adoração diante do Santíssimo Sacramento. Tomavam os votos costumeiros, acrescentando um quarto – o de não aceitar dignidade eclesiástica.

Para estabelecer essa ordem, Francisco realizou muitas jornadas pela Itália e Espanha, a pé e sem dinheiro, contente com o abrigo e as cascas de pão que recebia como caridade. Sendo eleito o Geral da ordem, redobrou as penitências, e dedicava sete horas por dia à meditação sobre a Paixão, além de passar a maior parte da madrugada orando diante do Santíssimo. Na presença de seu divino Senhor, seu rosto geralmente emitia raios brilhantes de luz, e frequentemente banhava o solo de lágrimas ao orar, seguindo o seu costume: prostrado com a face diante do tabernáculo e constantemente repetindo, como que consumido por um fogo interior: “O zelo de vossa casa me consumiu” (Sl 68,10).

Morreu de febre, aos 44 anos, na véspera do “Corpus Christi” de 1608, dizendo: “Vamos! Vamos ao paraíso!”. Quando abriram seu corpo, o coração foi encontrado como queimado, e as seguintes palavras impressas ao seu redor: “Zelus domus Tua comedit me” – “O zelo de vossa casa me consumiu”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *