Os Santos Zacarias e Isabel foram os pais de São João Batista, o Precursor de Jesus. O nome hebraico “Zacarias” significa “Deus lembrou”. É um nome bastante popular na Bíblia. Zacarias era sacerdote. Servia no templo quando o anjo do Senhor lhe anunciou o nascimento de seu filho, João (Lucas 1,10ss). Como duvidasse, ficou mudo até o nascimento da criança. Quando João Batista nasceu, Deus desatou-lhe a língua, e Zacarias prorrompeu num cântico de alegria (Benedictus, Lc 1,59-69).
Santa Isabel era parente de Nossa Senhora. Concebeu na sua velhice e, maravilhada pela obra de Deus em seu coração, Isabel não cansava de dizer: “Eis o que Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública” (Lc 1,24ss).
Zacarias e Isabel representam todos os pobres e oprimidos, que depõem sua confiança em Deus. O Deus que faz as estéreis conceberem e tornam seus filhos profetas da libertação. A humilhação a que eram submetidos por causa da esterilidade e da velhice torna-se motivo de grande alegria e de louvor ao Deus de Israel.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.