5 de novembro
São Sabas, Abade
(439-532)

São Sabas, um dos patriarcas mais renomados dos monges da Palestina, nasceu no ano de 439, próximo a Cesareia. Para resolver uma disputa que surgira entre alguns dos parentes com relação à administração de seus bens, enquanto ainda era jovem, abandonou o mundo e ingressou em um mosteiro, no qual veio a se tornar um modelo de fervor espiritual.

Quando já estava há dez anos nesse mosteiro, tendo agora dezoito anos de idade, foi a Jerusalém visitar os locais sagrados e se vinculou a um mosteiro então sob governo de São Eutímio; mas com a morte do santo abade, Sabas buscou o deserto, onde escolheu como moradia uma caverna no topo de uma grande montanha, ao pé da qual corria o riacho do Cedron. Após viver ali por cinco anos, muitos se dirigiram até ele, até que finalmente fundou um novo mosteiro, composto por pessoas todas desejosas de se dedicarem ao louvor e ao serviço de Deus sem interrupções, chamado de Grande Laura.

Ganhando fama a grande santidade de Sabas, ele foi ordenado sacerdote, aos 53 anos, pelo patriarca de Jerusalém, e nomeado superior-geral de todos os anacoretas da Palestina. Viveu até os 93 anos, e faleceu a 5 de dezembro de 532.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *