São Vilibaldo nasceu em 22 de outubro de 700, na cidade de Wessel, na Inglaterra. Era filho de São Ricardo, rei dos saxões. Segundo a tradição, sua mãe, Winna, era irmã de São Bonifácio, Apóstolo da Alemanha. Ainda criança, ele foi confiado aos Monges Beneditinos da Abadia de Waltham, que cuidaram de sua formação intelectual e religiosa. Foi ali, entre eles, que decidiu ser também um monge.
Na companhia de seu pai e seu irmão, seguiu para uma longa peregrinação, cuja meta final era Jerusalém. A viagem foi interrompida em 722, quando seu pai, o rei, morreu na Itália. Assim, ele e o irmão resolveram ficar em Roma.
De Roma São Vilibaldo partiu para a Terra Santa e ali permaneceu sete anos. Por volta de 728, retornou à Itália. Recolheu-se, então, no Mosteiro de Monte Cassino, que havia sido reerguido das ruínas e carecia de um novo quadro de monges. Vilibaldo deu, então, novo fôlego a esse celeiro de homens dedicados à santificação, restabelecendo a Regra de São Bento.
Em 738 foi enviado a Roma, a serviço da Ordem, onde se encontrou com Bonifácio, o Apóstolo da Alemanha. Este o levou consigo para a Alemanha, onde foi ordenado sacerdote, e 15 anos mais tarde sagrou-o Bispo de Eichstadt. O Bispo Vilibaldo construiu sua catedral, fundou um mosteiro e, sobretudo, controlou rigorosamente todos os outros que ali existiam
Com fama de santidade ainda em vida, morreu provavelmente em 790. Logo passou a ser venerado num culto espontâneo e vigoroso, muito antes do seu reconhecimento canônico, em 1256.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.