Frei Caetano de Messina, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, nasceu em 15 de agosto de 1807, na vila de Castanea, na Província de Messina, na Itália. Foi batizado com o nome de Santi Lentini e educado na fé cristã, crescendo no amor de Deus, aos irmãos e na devoção a Maria. Fez os estudos elementares na sua cidade natal, continuando mais tarde no Convento de Santo Antônio, em Messina.
No dia 2 de fevereiro de 1836 fez sua primeira profissão e um ano mais tarde recebeu o hábito da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Depois de ordenado sacerdote foi professor de teologia e filosofia, e, em 1937, quando o cólera-morbos devastou Castanea, ele assistiu os coléricos aos quais prestou valiosos serviços, animando os doentes e confessando os moribundos.
No dia 11 de setembro de 1841 chegou ao Brasil e logo iniciou sua trajetória missionária, percorrendo cidades, vilas e povoados em Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sua ação missionária era muito abrangente: construía cemitérios, reconstruía igreja, construía chafarizes para que o povo tivesse água potável, hospitais, escolas, internatos para resguardar as meninas da prostituição por causa das guerras e para que elas fossem educadas. Ele acreditava na educação como meio eficaz para transformar o mundo. Para tanto, fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, em PE.
Foi um missionário incansável e um grande proclamador e artífice da paz. Fez, em suas andanças missionárias, muitos revoltosos voltarem a paz, reconciliou famílias, convidava o povo à partilha dos bens.
Em 1877, como Comissário Geral da Ordem, enquanto fazia a visita canônica em Montevidéu, capital do Uruguai, sofreu um derrame cerebral vindo a falecer um ano mais tarde, com 71 anos de idade, no dia 9 de janeiro 1878. Em 27 de agosto de 1881, seus restos foram transladados para a Igreja de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Aos 9 de janeiro de 1996, foram traslados para a Capela do Colégio da Nossa Senhora do Bom Conselho, cidade de Bom Conselho – PE.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.