São Dionísio, popularmente conhecido como São Dênis de Paris, foi durante muito tempo venerado como único padroeiro de França, até surgir Santa Joana d’Arc para dividir com ele a grande devoção cristã do povo daquele país.
De origem italiana, ele era um jovem missionário enviado pelo Papa Fabiano para evangelizar a antiga Gália, no ano 250. Formou, então, a primeira comunidade católica em Lutécia, atual Paris, sendo eleito o seu primeiro bispo. De todos os missionários romanos enviados à Gália, São Dionísio foi o que mais profundamente penetrou a fé no país.
Durante a perseguição de Valeriano ele foi capturado e jogado na prisão, e depois de permanecer ali por algum tempo. Foi decapitado, no local hoje conhecido como Montmartre, isto é, “Colina do Mártir”. Ao lado do Bispo Dênis, o Sacerdote Rústico e o Diácono Eleutério, seus companheiros, também testemunharam sua fé cristã.
Sobre o seu túmulo em Montmartre, mais tarde, foi edificada uma basílica, junto à qual, no ano 630, o Rei Dagoberto, ergue-se a Abadia de Saint-Denys.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.