São Maurício e Companheiros Mártires († 286)

A legião tebana continha mais de seis mil homens. Eles marcharam do Oriente até a Gália (França) e provaram de imediato sua lealdade ao seu Imperador e Deus. Estavam acampados próximo ao Lago de Genebra, sob o Imperador Maximiano, quando receberam ordens de usar suas espadas contra a população cristã, e se recusaram a obedecer. Furioso, Maximiano ordenou que sofressem a “decimatio” (remoção de um décimo, daí vem “dizimar”, e tratava-se de uma das mais severas punições militares nos tempos romanos, geralmente aplicadas em casos extremos, como covardia, sedição e insubordinação. Selecionava-se uma coorte (subdivisão do exército), que era dividida em grupos de dez, e dentro de cada grupo sorteava-se um soldado a ser executado pelos outros nove). A ordem foi executada repetidas vezes, mas eles as receberam sem um único murmúrio ou esforço de se defender.

São Maurício, o capitão-chefe dessa legião de mártires, encorajou os demais a perseverar e seguir seus camaradas rumo ao Céu. “Sabei, ó Imperador”, disse, “que nós somos vossos soldados, mas também somos servos do verdadeiro Deus. Em todas as coisas lícitas, obedeceremos de imediato, contudo não podemos manchar as mãos com esse sangue inocente. Vimos nossos companheiros serem mortos, e exultamos com sua honra. Possuímos armas, mas não ofereceremos resistência, pois preferimos morrer sem desonra do que viver pelo pecado”. Assim que o massacre teve início, esses generosos soldados largaram as armas, ofereceram suas cervizes à espada e se permitiram ser trucidados em silêncio.

Providencialmente, ou seja, como sinal da grande fidelidade destes cristãos, o local à beira do Rio Ródano ficou conhecido como Martigny, nome que deriva de mártir. Este fato ocorreu por volta do ano 286, e é certo que no século seguinte foi elevada uma basílica no lugar da execução e que, no ano 520, Sigismundo, rei da Borgonha, construiu lá um mosteiro que subsiste ainda e deu origem à cidade de São Maurício na Suíça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *