Santa Maria Bertilla Boscardin nasceu no dia 6 de outubro de 1888, em Gioia di Brendola – Vicência (Itália). Na Batismo recebeu o nome de Ana Francisca, e desde pequena dedicou-se aos trabalhos do campo, ajudando seus pais. Este era o caminho para qualquer menina vêneta, antes que as indústrias chegassem. Aos 17 anos Ana Francisca teve a permissão de seguir a própria vocação religiosa ingressando nas Mestras de Santa Doroteia em Vicência. Lá fez o noviciado e emitiu os primeiros votos temporários. Deixou em seguida Vicência e foi para Treviso trabalhar no hospital, onde prestará o seu humilde e ativo serviço.
Formou-se como enfermeira para se tornar mais útil aos doentes, que assistia também de noite, tomando a vez de suas coirmãs.
As ocasiões de sofrimentos nunca lhe faltaram: aos 22 anos foi operada de um tumor. Retomou às costumeiras ocupações suportando aumento de trabalho durante a Primeira Guerra Mundial. Por causa dos contínuos bombardeios, os doentes foram transportados para Brianza e Irmã Bertilla os seguiu. Mas em Viggiù foi designada para a lavanderia, sofrendo e chorando às escondidas.
Voltando um ano depois a Treviso entre os seus doentes, mas não aguentou o agravar-se de seu mal e após uma segunda intervenção cirúrgica, morreu em 22 de outubro de 1922.
Foi beatificada em 1952, e foi canonizada por São João XXIII a 11 de maio de 1961.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.