27 de outubro
São Frumêncio, Bispo
(† 383)

São Frumêncio era ainda criança quando seu tio, Merópio de Tiro, levou a ele e a seu irmão Edésio em uma viagem para a Etiópia. Durante o percurso, a embarcação parou em um determinado porto, e os bárbaros daquele país passaram toda a tripulação no fio da espada, exceto as duas crianças. Elas foram levadas ao rei, em Axuma, que, encantado com a esperteza e vivacidade dos dois meninos, dedicou atenção especial à sua educação. Não muito tempo depois, fez de Edésio seu copeiro, e de Frumêncio, o mais velho, seu tesoureiro e secretário de estado. No leito de morte, agradeceu-os por seus serviços prestados, e como recompensa lhes conferiu a liberdade.

Após a morte do rei, a rainha implorou-lhes que permanecessem na corte e a auxiliassem no governo até que o jovem sucessor atingisse a maturidade. Edésio voltou a Tiro, mas Santo Atanásio ordenou Frumêncio bispo dos etíopes, o qual, investido de tal caráter sagrado.

São Frumêncio foi acolhido cordialmente pelo amigo rei Ezana, que foi um dos primeiros a aderir ao Evangelho e com ele a maior parte dos seus súditos. São Frumêncio, chamado pelos etíopes de “Abba Salama”, portador de luz, foi enumerado entre os maiores missionários cristãos e um dos mais felizardos semeadores da Boa Nova, se considerarmos a extraordinária colheita que produziu no decorrer dos séculos aquela semente de amor aos estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *