18 de novembro
Dedicação das Basílicas dos Santos Pedro e Paulo, Apóstolos

A memória da Dedicação das Basílicas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo é nova oportunidade, a quarta do ano, para se refletir sobre a figura e a obra dos Príncipes dos Apóstolos e também sobre o culto excepcional a eles tributado através dos séculos.

A Basílica Vaticana de São Pedro, erigida por Constantino no século IV sobre o túmulo do apóstolo Pedro e consagrada pelo Papa Silvestre, foi demolida no século XVI, uma vez que estava ameaçada de ruína; no mesmo local foi logo reconstruída outra mais esplendida que Urbano VIII reconsagrou a 18 de novembro de 1626. Representa em Roma o Patriarcado de Constantinopla.

Análoga sorte coube à Basílica de São Paulo, consagrada pelo Papa Sirício no século IV. Em 1823 um incêndio devastou grande parte do edifício, cuja reconstrução exigiu os cuidados de quatro pontífices. Pio IX reconsagrou a nova basílica a 10 de dezembro de 1854, cercado de um grupo de cardeais, bispos, clero e fiéis, reunidos em Roma para a solene proclamação do dogma da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Essa basílica representa em Roma o Patriarcado de Alexandria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *