17 de dezembro
São João da Mata, Presbítero
(1152-1213)

Nasceu em 1152, em Francon, França. Menino ainda, mostrava grande amor à oração e aos pobres. Nos dias santos, seu passeio predileto era ao hospital, onde servia aos doentes. Com distinção terminou os estudos em Paris. À ciência ligava grande virtude e piedade, motivo por que o Arcebispo de Paris não pôs dúvida em ordená-lo sacerdote.

Durante a celebração da Primeira Missa apareceu-lhe um anjo do céu, que trazia um hábito branco, com uma cruz vermelha e azul no peito e estendia seus braços sobre dois cativos algemados, um cristão e um mouro. Viu nisto um aviso de Deus e tomou a resolução de dedicar suas energias à obra de libertação dos cristãos, que sofriam sob o jugo da escravidão dos mulçumanos. Antes de pôr em execução este plano, foi ter com o eremita São Félix de Valois, que o acolheu com muita satisfação, mas como companheiro.

Em 1197 se dirigiram a Roma, onde o Papa Inocêncio III os recebeu com muitas honras e aprovou-lhe o instituto. Deu-lhes, como distintivo da nova Ordem, um hábito branco, com uma cruz azul-vermelha no peito. Aludindo a estas três cores, deu-se lhes o nome de Ordem da Santíssima Trindade.

Fundaram o mosteiro de Cerfroid e entregaram-se ao seu trabalho. Organizou uma expedição à África, onde resgatou um grande número de cristãos. Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado sangrando pelas ruas de Túnis, na Tunísia.

Recuperou-se, reuniu os cristãos e os embarcou num navio que devia levá-los a Roma. O barco acabou sendo atacado, teve as velas rasgadas e o leme quebrado. Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Óstia.

Tendo Inocêncio III convocado um Concílio em Latrão, o rei Filipe Augusto escolheu São João da Mata para seu teólogo. Mas ele ficou doente, falecendo em 17 de dezembro de 1213. Foi canonizado por Urbano IV em 1262.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *