Nasceu em 1390, em Kety, perto de Cracóvia, Polônia. Concluídos os estudos em Cracóvia e foi ordenado sacerdote. Ensinou filosofia e teologia na Universidade de Cracóvia a gerações inteiras de sacerdotes, que o admiravam como modelo. Foi também o preceptor dos príncipes da Casa real polonesa. O seu programa de vida expressava-se no lema “Mais para o alto!”. Os católicos o saúdam, dizendo: “Insigne João, glória da nação polonesa, esplendor do clero, honra da universidade, pai da pátria”.
Foi também pároco e missionário. Sua extraordinária caridade para com os pobres colocou-o em lugar de honra no “grande século dos santos” de seu país.
Homem humilde e totalmente disponível ao serviço dos irmãos, pouco antes de morrer, em Cracóvia, com a idade de 83 anos, ele exortava: “Vigiai atentamente sobre a doutrina, conservai o depósito sem alteração e combatei, sem jamais cansar-vos, toda opinião contrária à verdade; mas revesti-vos neste combate das armas da paciência, da doçura e da caridade, recordando que a violência, além do dano que faz às nossas almas, prejudica as melhores causas. Se eu tivesse estado no erro, num ponto verdadeiramente capital, jamais um homem violento teria conseguido tirar-me dele; muitos homens, sem dúvida, são como eu. Tende cuidado dos pobres, dos enfermos e dos órfãos”.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.