Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, no século Maria Dulce Rodrigues dos Santos, nasceu na cidade de São Paulo – SP, em 20 de janeiro de 1901. Depois de ter cursado a Escola Normal, sentiu o chamado para a vida contemplativa, pretendendo ser Carmelita Descalça. Por causa de problemas de saúde, viu-se obrigada a abandonar seu projeto. Doente de tuberculose, foi para São José dos Campos – SP, em 1922, para tratamento.
Terminado o tratamento, ela se emocionou com a miséria das crianças desfavorecidas e decidiu educá-las. Cheia de amor a Deus e de ternura pelos doentes, em 1936 fundou a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, para trabalhos sociais e de caridade, e para colaborar na pastoral dos sacerdotes.
A vida de Madre Teresa é uma busca constante da intimidade com Deus, principalmente na Adoração da Eucaristia, fonte de força para anunciar o Reino. Seu amor para com Nossa Senhora, Maria Imaculada, torna-a uma propagadora incansável da devoção à Mãe de Jesus e nossa Mãe.
A espiritualidade de Madre Teresa, centrada no mistério Eucarístico, leva-a a ter um amor todo especial pelos sacerdotes, herança bem presente no coração de cada Pequena Missionária.
A maior parte de sua vida transcorreu em São José dos Campos, onde deixou sementes de bondade e de amor, sendo a Mãe dos pobres, dos doentes e de todos os que recorriam a sua ajuda. Cansada no corpo, cheia de entusiasmo no espírito, tendo dedicado toda a sua vida à Igreja, à sua Consagração e ao anúncio do Evangelho, percorrendo a Pequena Via de Santa Teresinha.
Morreu no dia 8 de janeiro de 1972. Em 3 de abril de 2014, o Papa Francisco reconheceu suas virtudes heroicas.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.