3 de abril
São Luís Scrosoppi, Presbítero
(1804-1884)

Nasceu em 4 de agosto de 1804, em Udine, cidade do Friuli, Norte da Itália. Filho de Antônia e Domingos Scrosoppi, cristãos que educaram os filhos na fé e na caridade. Aos 12 anos, Luís ingressou no seminário diocesano de Udine, e em 1827 foi ordenado sacerdote.

A região do Friuli, a partir de 1800, estava na miséria por causa das guerras e epidemias. Luís dedicou-se, com outros sacerdotes e um grupo de jovens professoras, à acolhida e à educação das “derrelitas”, as jovens abandonadas de Udine e arredores. A elas disponibilizou os seus bens, suas energias e seu afeto, sem economizar nada de si, chegando a pedir esmolas. Com essas senhoras, chamadas de “professoras” de costura e de bordado, que estavam aptas à alfabetização, dispostas a colocarem suas vidas a serviço de Deus numa vida de pobreza, Padre Luís Scrosoppi fundou a Congregação das Irmãs da Providência.

Em 1846, Padre Luís entrou para os Padres do Oratório de São Felipe Neri. Todas as suas obras refletiram sua opção pelos mais pobres e necessitados. Ele profetizou certa vez: “Doze casas abrirei antes da minha morte”, e sua profecia concretizou-se. Foram, realmente, doze casas abertas às jovens abandonadas, aos doentes pobres e aos anciãos que não tinham família.

Sentindo chegar o seu fim, dirigiu suas últimas palavras às irmãs, animando-as para os revezes que surgiriam, lembrando-as: “Caridade! Eis o espírito da vossa família religiosa: salvar as almas e salvá-las com a caridade”. Morreu no dia 3 de abril de 1884. O povo de Udine e cidades vizinhas foram vê-lo pela última vez. Padre Luís Scrosoppi foi canonizado pelo Papa São João Paulo II em 2001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *