Nasceu em 9 de setembro de 1786, no lugarejo de Confort (Ain), França. Durante os conflitos da Revolução Francesa, a família dela acolheu em sua casa padres perseguidos e os escondeu.
No dia 25 de maio de 1802, Rosalie entrou no convento das Filhas da Caridade, em Paris; em seguida, foi enviada para a comunidade do bairro Mouffetard, um dos mais pobres da capital. Nomeada Irmã Servente (superiora) da sua comunidade em 1815.
Para responder às múltiplas necessidades dos pobres: crianças sem instrução, mães de família sobrecarregadas, operários submetidos a um trabalho penosos e idosos abandonados Irmã Rosalie Rendu apelou a colaboradores competentes. Ela iniciou os jovens estudantes da Sorbonne na visita aos pobres e aconselhou o Bem-aventurado Frederico Ozanam durante a fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Durante os dias de motim de julho de 1830 e de fevereiro de 1848, Irmã Rosalie não hesitou em subir nas barricadas para socorrer os feridos dos dois lados; os moradores também ficaram profundamente marcados por sua dedicação e a das irmãs de sua comunidade durante as epidemias de cólera em 1832 e 1849.
Sua morte, em 7 de fevereiro de 1856, provocou uma grande comoção em todas as classes sociais de Paris. Irmã Rosalie Rendu foi beatificada pelo Papa São João Paulo II, no dia 9 de novembro de 2003.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.