7 de fevereiro
Servo de Deus José Tiaraju - Sepé
(1723-1756)

Sepé Tiaraju nasceu na Redução de São Luís Gonzaga – Rio Grande do Sul, em 1723. Foi batizado pelos Padres Jesuítas com o nome de José.

Quando criança ficou órfão de pai e mãe, resultado de uma epidemia de escarlatina. E foi então criado e educado pelos Padres Jesuítas com quem aprendeu a falar latim, espanhol e guarani.

 

Foi intendente eleito, espécie de prefeito, no povo de São Miguel Arcanjo, o maior dos Sete Povos.

Ao defender a Nação Guarani, para não serem expulsos de suas terras, em troca com as terras da colônia do Santíssimo Sacramento, do Uruguai, devido ao tratado de Madri (1750), entre Portugal e Espanha, Sepé lutou com seus companheiros para não perderem as Reduções, (a terra, o gado, as cidades e a produção).

Entre as lutas em defesa de seu território, para viver com dignidade, foi assassinado pelos exércitos europeus no dia 7 de fevereiro de 1756, em São Gabriel – RS.

Ao perderem seu guia, os indígenas foram atocaiados a 12 quilômetros de São Gabriel, no Alto do Caiboaté, e pelos mesmos assassinos, três dias após a morte de Sepé Tiaraju, foram exterminados mais de 1500 guaranis.

Sepé defendeu os Sete Povos proclamando em alto e bom som: “Esta terra sem males é do povo guarani. Nós a recebemos de Deus e do Arcanjo São Miguel e só eles têm o direto de nos deserdar”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *