20 de fevereiro
Santos Francisco e Jacinta Marto, Leigos

Francisco Marto e sua irmã Jacinta Marto nasceram em Fátima: aquele no dia 11 de junho de 1908 e esta no dia 11 de março de 1910.

 

Receberem educação cristã simples, mas sólida, tiveram como principais agentes seus pais, que foram para eles um exemplo de fé comprometida, de respeito por todos, de caridade para com os pobres e os necessitados. Ainda muito novos, começaram a pastorear o rebanho da família: Francisco tinha 8 anos e Jacinta 6. Passavam grande parte dos dias na tarefa de acompanhar as ovelhas, juntamente com sua prima Lúcia.

 

Em 1916, na primavera, no verão e no outono, veem o Anjo da Paz. Entre maio e outubro de 1917, em cada dia 13, em agosto, no dia 19, foram visitados pela Virgem Maria, a Senhora do Rosário. Tiveram as suas vidas entregues a Deus e aos seus desígnios de misericórdia.

 

Do perfil de Francisco sobressai o seu jeito pacífico e sereno. A partir das aparições do Anjo e de Nossa Senhora desenvolverá um estilo de vida caracterizado pela adoração e pela contemplação. Na sua intimidade com Deus, Francisco entrevê um Deus triste face aos sofrimentos do mundo; sofre com Ele e deseja consolá-lo.

 

Em outubro de 1918 adoece, vítima da epidemia bronco-pneumônica. No dia 2 de abril de 1919 confessa-se e no dia 3 de abril recebe o viático. No dia seguinte, em 4 de abril, pelas 22 horas, morre serenamente em sua casa, rodeado pelos seus familiares.

 

Jacinta tinha um caráter carinhoso e expansivo. Tocada pelas aparições do Anjo e da Mãe de Deus deixa-se impressionar, sobretudo, pelo sofrimento dos “pobres pecadores” e pela missão e sofrimento do Santo Padre. A sua espiritualidade é caracterizada pela entrega generosa de si, como um dom para os demais. Expressa frequentemente o desejo de partilhar com todos o amor ardente que sentia pelos corações de Jesus e de Maria.

 

No final do ano de 1918, Jacinta adoeceu com a epidemia bronco-pneumônica. Em janeiro de 1920 foi levada para Lisboa, onde morreu no dia 20 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *