22 de fevereiro
Servo de Deus Nazareno Lanciotti
(1940-2001)

Padre Nazareno nasceu no dia 3 de março de 1940, em Roma, no seio de uma família humilde e cristã. Ingressou muito jovem no seminário, onde estudou filosofia e teologia. Em junho de 1966, aos 26 anos, foi ordenado sacerdote. Chegou ao Mato Grosso em 1972, com um grupo de jovens da Operação Mato Grosso, tornando-se pároco na cidade de Jauru, na Diocese de São Luiz de Cáceres, onde se dedicou generosamente a todos, doando sua vida à missão e se empenhando pelo bem espiritual e material de seu povo. Ensinava-os a rezar, a adorar a Sagrada Eucaristia e a amar Nossa Senhora.

Superando inúmeros obstáculos, despertou a fé de jovens e adultos por meio do Movimento Sacerdotal Mariano. Todos os anos, durante os festejos de Carnaval, promovia retiros espirituais com os membros do movimento.

Em 1973, fundou o Asilo Coração Imaculado de Maria. Preparou um centro de catequese, facilitando o ensino da religião para as crianças. Lutou pela construção de um hospital, pois se comovia com o número de crianças que morriam na região.

Prestativo e visionário, em 1974 iniciou a construção da Igreja Nossa Senhora do Pilar. A inauguração foi celebrada no ano seguinte. Em razão do aumento no número de fiéis, durante algumas missas e cerimônias era necessário utilizar os fundos da igreja. Contudo, para atender melhor à comunidade, Padre Nazareno decidiu criar o Santuário Imaculado Coração de Maria.

Em 1981, ajudou a fundar o Seminário Menor em Jauru, disponibilizando um centro de treinamento. Em 1988, foi nomeado responsável nacional do Movimento Sacerdotal Mariano (MSM).

No dia 11 de fevereiro de 2001, Padre Nazareno jantava na casa paroquial em companhia de alguns amigos, quando a residência foi invadida por dois homens encapuzados. A dupla pediu para que o padre abrisse o cofre da igreja, mas ele argumentou que sua paróquia não possuía cofre. Um dos assaltantes disparou na nuca do padre, e a bala alojou-se em sua coluna cervical. Ele faleceu no dia 22 de fevereiro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo – São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *