27 de fevereiro
São Gregório de Narek, Monge e Doutor da Igreja
(950-1005)

São Gregório de Narek nasceu no ano 951, em Vaspurakan (Armênia), no seio de uma família de eruditos. Foi educado pelo seu tio Ananias, médico, filósofo e abade do Mosteiro de São Basílio de Narek, uma escola famosa de Sagrada Escritura e Patrística. Além da Bíblia, o jovem estudou os poetas e filósofos do Helenismo, foi ordenado sacerdote e, depois eleito abade de Narek.

 

Era contemplativo, mas não isolado dos acontecimentos políticos e eclesiásticos da sua terra e de seu tempo: adaptou seus sermões e hinos para catequizar o povo.

Para compreender seus ensinamentos mariológicos, de particular importância, compôs os louvores à Santíssima Virgem, nos quais apresenta a Imaculada Conceição de Maria com um estilo tocante, em que se percebe a saudade que sente da figura materna.

No fim da sua vida, São Gregório escreveu O Livro das Lamentações, tão popular e amado na Armênia, que sua leitura era obrigatória para as crianças, em idade escolar, depois de aprender o alfabeto.

São Gregório faleceu por volta do ano 1005, em Narek, onde seu túmulo, lugar de peregrinação por oito séculos, foi destruído, junto com o mosteiro, durante o genocídio de 1915-1916.

São Gregório é um inovador porque liberta a palavra interior de todos os cânones de expressão, regulados pela tradição filosófica ou religiosa do seu tempo. Foi proclamado Doutor da Igreja, pelo Papa Francisco em 12 de abril de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *