São Cirilo nasceu em 315 e foi educado em Jerusalém. Em 345 foi ordenado sacerdote e, em 348, Bispo de Jerusalém. Foi um ardoroso defensor da fé contra os ataques do arianismo. Por três vezes foi exilado pelos imperadores Constâncio e Valente. Participou do III Concílio Ecumênico de Constantinopla. Seu último exílio foi o mais duro e cruel, obrigando-o, por onze anos, a vagar pelas cidades da Ásia e outras regiões do Oriente. Dos 27 anos em que esteve à frente da Igreja de Jerusalém, 16 anos ele os passou no exílio.
Deixou escrito as Catequeses, ou instruções de catecúmenos, uma das mais importantes obras catequéticas da antiguidade, em que expõe a verdadeira doutrina da fé e os ensinamentos da Sagrada Escritura. Sobre a Eucaristia, ele afirmava: “Sob a forma de pão é o corpo que te é dado e, sob a forma de vinho, o sangue; de tal maneira que, ao receberes o corpo e sangue de Cristo, te transformas, com ele, num só corpo e num só sangue”.
Era um pastor preocupado com a formação dos novos cristãos. São Cirilo queria uma fé que envolvesse a vida, e indicava a seus catecúmenos o caminho cristão: do Batismo à Eucaristia e desta à vida.
Sua festa foi instituída somente em 1882. O título de Doutor da Igreja foi conferido pelo Papa Leão XIII.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.