1º de abril
São Ludovico Pavoni, Presbítero
(1784-1849)

São Ludovico Pavoni nasceu em Bréscia, Itália, no dia 11 de setembro de 1784, de pais nobres e ricos, de família bem-sucedida, que o educaram na fé cristã, evitando que tornasse futuramente um jovem sonhador, sem um ideal de vida.

Revela-se imediatamente um adolescente vivo e inteligente, com particular interesse pela pintura, caça, cavaleiro, mecânica e sensível aos problemas sociais.

Foi ordenado sacerdote em 1807, dedicando-se imediatamente a uma intensa atividade catequética, fundando seu próprio Oratório para a educação cristã dos jovens mais pobres, que não tinham vez de participar em outros Oratórios por causa da própria indigência. Assim pôde criar modernos centros educativos abertos o dia todo para as crianças e jovens mais pobres. Em 1812 foi nomeado Secretário do Bispo Dom Gábrio Nava, que lhe deu a possibilidade e o apoio de continuar dirigindo o seu Oratório, que não parava de crescer.

No ano de 1818 foi nomeado Cônego da Catedral de Bréscia e o Bispo o autoriza a dedicar-se a tempo integral à fundação de um Instituto beneficente, anexo ao Colégio de Artes, que a partir de 1821 se chamará Pio Instituto São Barnabé, para adolescentes e jovens pobres e abandonados. Depois abriu-se uma sessão para os deficientes auditivos.

São Ludovico Pavoni faleceu 1º de abril de 1849 em Saiano, perto de Bréscia, vítima heroica da sua entrega para salvar os seus rapazes dos perigos do combate entre os habitantes da cidade e o exército austríaco, durante a insurreição conhecida, na historiografia italiana, como “Os dez dias de Bréscia”.

Foi beatificado em 14 de abril de 2002, pelo Papa São João Paulo II, e canonizado em 16 de outubro de 2016, pelo Papa Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *