No sábado, 28 de março de 2025, o Santo Padre Francisco autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar o decreto relativo às virtudes heroicas do Padre Ibiapina.
O Venerável Servo de Deus José Antônio de Maria Ibiapina nasceu no dia 5 de agosto de 1806, em Sobral – Ceará. Aos 10 anos, mudou-se para a cidade de Icó, devido a mudança de trabalho do seu pai, em 1819 para Crato, e em 1820 para Jardim.
Em 1823 ingressou no Seminário de Olinda – Pernambuco. Com a morte do seu Pai em 1825, foi obrigado a pausar os estudos do seminário, e voltou a Sobral para cuidar dos irmãos menores. Em 1828, matriculou-se novamente no Seminário de Olinda, sendo aprovado para o curso de Ciências Jurídicas e Sociais de Pernambuco, passando a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda. No final de 1832, formou-se bacharel em Direito.
Foi professor de Direito Natural na Faculdade de Olinda e eleito Deputado Geral, para representar o Ceará na Assembleia Legislativa Nacional, no Rio de Janeiro, e Juiz de Direito de Quixeramobim – Ceará.
A partir de 1850, no entanto, resolveu abandonar a carreira e passou a morar num sítio, em Recife. Dedicou-se a rezar, meditar, estudar Teologia e Filosofia, além de fazer caridade. Foi ordenado sacerdote em 26 de julho de 1853. Foi nomeado professor do Seminário de Olinda e Visitador Diocesano da Paraíba, mas renuncia aos cargos para dedicar-se ao seu projeto missionário de viajar, pregar, educar e construir algo concreto para as populações abandonadas dos sertões nordestinos, percorrendo mais de 600 quilômetros pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a pé ou a cavalo.
Organizou missões, construiu capelas, igrejas, açudes, cacimbas, poços, cemitérios, hospitais e chegou a fundar mais de vinte Casas de Caridade para moças órfãs carentes, onde elas recebiam educação religiosa e moral, aprendiam a ler, escrever e trabalhos domésticos, além de terem assistência à saúde.
O Padre Ibiapina faleceu no dia 19 de fevereiro de 1883, no distrito de Santa Fé, no município de Solânea – Paraíba.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.