5 de abril
São Vicente Ferrer, Presbítero
(1350-1419)

São Vicente Ferrer nasceu em Valência, Espanha, no ano de 1350. Em 1374 ingressou na Ordem dos Pregadores, Dominicanos. Aos 17 anos, concluídos os estudos de filosofia e teologia, tornou-se professor. Em 1378, foi ordenado sacerdote, ano que coincide com o grande cisma do Ocidente, o qual perdurará até 1417. Os cristãos ficaram divididos entre o Papa de Roma e o de Avignon, sem saber a quem obedecer.

São Vicente lutou para que a Igreja voltasse à sua primeira unidade. Exerceu o ministério sacerdotal da pregação popular, percorrendo incansavelmente a Espanha, a Itália setentrional e a França. O principal objetivo de sua palavra convincente foi a mensagem evangélica de conversão e penitência em vista do juízo de Deus, por ele anunciado como iminente. Trabalhou como mediador pelo fim das vicissitudes que afligiram o papado de sua época, operando em muitos a conversão.

No começo, andava a pé de uma região a outra. Depois que adoeceu de uma perna, montava um burrinho.

Um grande arauto da mensagem cristã que, também na velhice, tinha tanto vigor na voz e pregava tão bem que as igrejas não continham as multidões. Por onde andava tinha de pregar em enormes praças. Em suas pregações fustigava os costumes, xingava, ameaçava.

Morreu em Vannes, França, no dia 5 de abril de 1419. Foi canonizado pelo Papa Calisto III, em 1458.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *