10 de setembro
Servo de Deus Dom Antônio Campelo de Aragão
(1904-1988)

Dom Antônio Campelo de Aragão nasceu aos 5 de dezembro de 1904, em Garanhuns, Pernambuco. Na sua infância e adolescência sofreu a perca dos genitores, ficando órfão de pai aos 10 anos, e de mãe aos 13 anos de idade.

Em 1920, conheceu os padres Salesianos, quando foi para o Colégio São Joaquim em Frei Caneca, Pernambuco. Em 1922 ingressou na vida religiosa Salesiana, estudou teologia na Itália e foi ordenado sacerdote em 5 de julho de 1936, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

Após sua ordenação sacerdotal, voltou para o Brasil, residindo de 1937 a 1938 no Colégio Liceu Salesiano do Salvador, Bahia. Nos anos 1939 a 1942, assumiu a direção do Colégio Padre Inácio Rolim em Cajazeiras, Paraíba. Naquela cidade conquistou espaços deixando florescer o talento de batalhador e empreendedor corajoso na administração do colégio e na construção do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

Dedicou-se à administração do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Aracaju, Sergipe, nos anos 1943 a 1945. Depois tornou-se diretor do Colégio Salesiano de Fortaleza, Ceará, e pároco da Igreja da Piedade, onde construiu as Escolas Profissionais Dom Bosco.

Em 5 de junho de 1950, foi eleito Bispo Auxiliar de Cuiabá, sendo ordenado aos 13 de agosto do mesmo ano, escolhendo como lema “Tudo farei pelos Eleitos”. Revelou-se um pastor incansável, dinamizando os setores pastorais e sociais, visitava as famílias e ia de cidade em cidade, de movimento em movimento.

Aos 18 de dezembro de 1956, foi nomeado Bispo de Petrolina, sertão Pernambucano. Com visão de conjunto, pastoreou a diocese de maneira incansável, indo até aos mais escondidos recantos para se encontrar com suas ovelhas e a elas levar uma palavra de ânimo, fé e de esperança.

Percebendo a extensão da diocese e a carência de sacerdotes, fundou duas congregações religiosas: Mensageiras de Santa Maria, em 1° de julho de 1957, e Irmãs Medianeiras da Paz, em 10 de dezembro 1968.

Após servir por 18 anos na Igreja de Petrolina, voltou para sua congregação Salesiana. Faleceu aos 10 de setembro de 1988 em Araripina, Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *