São poucas as informações biográficas sobre São Sotero. Foi Papa entre 166 e 175, período em que ser cristão era muito difícil e perigoso. Ele foi eleito o sucessor do Papa Aniceto, que morreu em 165. Nasceu na cidade de Fondi, na Campânia, Itália, e seu pai se chamava Concórdio.
Escreveu uma carta para encorajar os perseguidos de Corinto: leitura para a edificação dos fiéis reunidos aos domingos nas assembleias com o fim de celebrar os divinos mistérios.
Pela doçura de seus discursos, acalentava todas as pessoas com a ternura digna de um pai, e ajudava com generosas esmolas os indigentes, especialmente aqueles que sofriam por causa da fé.
Seguindo o costume de seus antecessores, estendeu prodigamente suas doações a igrejas mais distantes, particularmente à de Corinto.
São Sotero se opôs com vigor à heresia de Montano. Morreu em 20 ou 22 de abril de 175, pela perseguição do imperador Marco Aurélio. Segundo uma antiga tradição, mantida pela Igreja, São Sotero é homenageado no dia 22 de abril.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.