10 de setembro
Servo de Deus José Gumercindo Santos
(1907-1991)

Padre José Gumercindo Santos nasceu a 15 de agosto de 1907, na cidade de Itabaiana, Sergipe. Filho de José Januário dos Santos e Maria Rita de Jesus. O pequeno José aprendeu desde cedo, com sua piedosa mãe, a caminhar para a Igreja, tornando-se coroinha, logo que a idade o permitiu, revelando já, profunda inclinação para o sacerdócio.

Em 1918, foi recebido como aspirante entre os Salesianos, emitindo em 28 de janeiro de 1926 sua Primeira Profissão Religiosa, e no dia 8 de setembro de 1934 foi ordenado sacerdote. Serviu à Congregação Salesiana por 29 anos como professor de várias disciplinas, formador, confessor, catequista, secretário do Arcebispo de Belém, prefeito do Seminário de Belém, capelão das Irmãs Salesianas, diretor das obras das vocações e secretário da Inspetoria São Luís Gonzaga.

Na cidade de Boquim, Sergipe, fundou em 12 de março de 1947 a Congregação Santa Teresinha, e aos 19 de março de 1950 a Sociedade Joseleitos de Cristo.

Em 1953 chegou a Tucano, Bahia, onde por 35 anos, evangelizando com verdadeiro espírito apostólico. Deu aí o mais edificante testemunho do sacerdote íntegro, sempre pronto diante do dever, pastoreando, amando e ajudando o seu rebanho com exemplar caridade e desprendimento tal que edificou e conquistou o coração do povo.

Fundou em 8 de setembro de 1960 a Congregação Divino Mestre, em Tucano.

Padre José Gumercindo soube, iluminado por Deus, empregou bem os talentos Dele recebidos. Dotado de dons artísticos e literários, empregou-os como motivação no seu labor educativo e missionário. Escreveu com maestria peças para teatro infantil e juvenil, artigos para conferências, poesias e hinos. Criou a banda marcial de tucano, sendo além de músico, compositor. Tocava flauta, piano e órgão muito bem.

Durante praticamente toda a vida, o Padre José Gumercindo cuidou de quem mais precisava: crianças, idosos, mulheres ou jovens que necessitavam de abrigo, comida, trabalho, educação ou de uma palavra de conforto. Faleceu em 10 de setembro de 1991.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *