No sábado, 24 de maio, foi realizada a segunda beatificações do pontificado do Papa Leão XIV. A liturgia foi celebrada em Ostrów Tumski, Poznań, Polônia, pelo Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos.
O Bem-aventurado Stanisław Streich nasceu em 27 de agosto de 1902 em Bydgoszcz (Polônia). Tendo amadurecido sua vocação para o sacerdócio, em 1920 ingressou no Seminário de Poznań. Ordenado sacerdote em 6 de junho de 1925, exerceu atividade pastoral como vigário paroquial em diversas paróquias da cidade de Poznań. Em 1932, foi nomeado pároco da Paróquia de Santa Bárbara em Żabikowo e, em 1935, pároco da nova Paróquia de São João Bosco em Luboń, onde empreendeu a construção de uma nova igreja e se dedicou com grande empenho ao trabalho pastoral, criando grupos de catequese e oração para crianças, jovens e adultos. Ele fez muito para ajudar os trabalhadores, os desempregados e as famílias necessitadas, independentemente de sua origem social e política. Sua laboriosidade foi desaprovada pelos seguidores da ideologia comunista, que se estabeleceram em Luboń e tentaram impedir o padre de exercer sua atividade. Ele recebeu várias cartas anônimas escritas em linguagem abusiva e ofensiva, nas quais sua morte era prevista. Alguns indivíduos desconhecidos invadiram a igreja, profanando o tabernáculo e espalhando as vestes litúrgicas. Padre Streich, embora vivesse em estado de tensão, não se deixou desanimar e continuou seu serviço pastoral.
Em 27 de fevereiro de 1938, durante a Santa Missa, enquanto se aproximava do púlpito para fazer a homilia, ele foi morto a tiros pelo comunista Wawrzyniec Nowak. No momento do assassinato, o homem gritou: “Viva o comunismo! Eu fiz isso por vocês! Saiam da igreja!”. O assassino era um membro da milícia reunida no Departamento Militar do Partido Comunista da Polônia. Ele considerava a Igreja Católica uma inimiga do progresso e da revolução.
Foi um pastor zeloso que implementou uma série de iniciativas pastorais e apostólicas, especialmente em favor dos pobres e da classe trabalhadora.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.