26 de maio
São Filipe Néri, Presbítero
(1515-1595)

São Filipe Néri foi de uma linhagem nobre de santos, elevados por Deus no século XVI para consolar e abençoar sua Igreja. Nasceu em Florença em 1515. Após uma infância de beleza angelical, o Espírito Santo o retirou de Florença, mostrando-lhe o mundo, para que pudesse livremente renunciá-lo. Vivaz, alegre e otimista por temperamento (tanto que mereceu o apelido de “Pippo buono” – Pipo bom), tentou várias profissões, entre as quais a de comerciante em São Germano, perto de Cassino, aos dezoito anos.

Estudante em Roma, abandonou os estudos vendendo os livros para dedicar-se totalmente a atividades beneficentes. Amadureceu sua vocação ao sacerdócio em associações dedicadas à oração e assistência aos peregrinos e doentes pobres. Ordenado padre aos 36 anos, criou pouco depois o Oratório, congregação religiosa de padres, que aspiravam a uma vida religiosa mais intensa, aberta à caridade para com os pobres, doentes, humildes, empenhados de modo particular na educação dos jovens, que nasce de uma espiritualidade alegre.

Depois dos 75 anos de idade limitou sua atividade ao confessionário e à direção espiritual. Possuía o segredo da simpatia e da amizade. No leito de morte sentia-se culpado ao pensar que estava deitado numa caminha macia e limpa, enquanto Cristo morreu pregado na cruz. Após a morte, a 26 de maio de 1595, os médicos averiguaram sobre seu tórax, uma esquisita curva das costelas, como a dar espaço maior ao grande coração do “Apóstolo de Roma”, como era chamado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *