Santo Antônio Maria Gianelli nasceu em Cereta, perto de Chiavari, na província de Gênova, em 12 de abril de 1789.
Entrou no seminário aos 19 anos e foi ordenado sacerdote quatro anos depois. Professor de literatura e retórica, para dar as boas-vindas ao novo bispo, Lambruschini, organizou em Gênova uma apresentação intitulada “A reforma do seminário” que teve um impacto notável. De 1826 a 1838 foi Arcipreste em Chiavari.
Este período é marcado por uma série de inovações pastorais e pela criação de diversas instituições, como o seu próprio seminário. Sob o nome incomum de Sociedade Econômica, foi criada uma instituição cultural e assistencial confiada por ela aos cuidados das Damas da Caridade para a educação gratuita das meninas pobres. Foi o primeiro passo rumo às Filhas de Maria Santíssima do Horto, conhecidas como Irmãs Gianellinas.
Em 1838 foi eleito Bispo de Bobbio. Fundou os Oblatos de Santo Afonso, pequena congregação missionária para a pregação de missões ao povo e organização do clero.
Morreu em 7 de junho de 1846. Foi beatificado em 1925 e canonizado por Pio XII em 21 de outubro de 1951.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.