São Gaspar Bertoni nasceu no dia 9 de outubro de 1777, em Verona, cidade na época pertencente à República de Veneza. Seus pais pertenciam a famílias de vida cristã exemplar e de condições econômicas razoáveis.
Ingressou no seminário com dezoito anos, frequentando o curso de Teologia como aluno externo. Ainda seminarista, movido por um grande espírito de caridade, cuidou de pessoas feridas e doentes. Foi ordenado sacerdote no dia 20 de setembro de 1800. Encarregado de cuidar da juventude da paróquia, para a qual fora destinado, entregou-se inteiramente a este apostolado. Fundou um primeiro Oratório nos moldes de “Coorte Mariana”, visando a formação humana e cristã dos jovens.
Neste período assumiu a direção espiritual da obra de Santa Madalena de Canossa, orientou também a Bem-aventurada Leopoldina Naudet. Auxiliou, igualmente, a Serva de Deus, Teodora Campostrini. Padre Gaspar ficou encarregado da direção espiritual dos clérigos que moravam no seminário. A 20 de dezembro de 1817 o Papa Pio VII conferiu-lhe o título e as faculdades de “Missionário Apostólico”.
A 4 de novembro de 1816 foi morar em uma casa, anexa à igreja dos Estigmas de São Francisco; daí que, o povo acostumou a chamar os religiosos que aí residiam de Estigmatinos. Foi nesta igreja que ele propagou a devoção à Paixão e os Estigmas do Senhor. Transformou a casa em uma escola aberta aos filhos de gente simples, trabalhando gratuitamente para a Igreja e para a sociedade.
Em maio de 1812 esteve à beira da morte devido a uma doença grave. Sarou quase por milagre, mas a debilidade física provocada por esta enfermidade não o deixou mais até o fim da vida. Embora vivesse continuamente enfermo, deu exemplo de paciência heroica, entregando-se completamente nas mãos de Deus. Acamado e sofrendo terrivelmente, ainda assim foi conselheiro espiritual de muitas pessoas que o procuravam, entre as quais se destacam o Bem-aventurados Carlos Steeb, os Servos de Deus Padre Nicolau Mazza e Padre Antônio Prôvolo. Faleceu santamente às 15h30 do domingo, dia 12 de junho de 1853.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.