21 de junho
São Luís Gonzaga, Religioso
(1568-1591)

São Luís Gonzaga, filho mais velho de Fernando Gonzaga, Marquês de Castiglione, nasceu em 9 de março de 1568. As primeiras palavras que pronunciou foram os santos nomes de Jesus e Maria. Com a idade de cinco anos, ele já vestia uma couraça, com escudo, capacete, cinturão e espada e marchava atrás do exército do pai, aprendendo dos rudes soldados o uso das armas e o seu vocabulário. Um dia aproveitou-se até da distração de um sentinela para pôr fogo a uma pequena peça de artilharia. Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes.

 

Aos nove anos de idade, fez um voto de virgindade perpétua. Recebeu sua Primeira Comunhão Eucarística das mãos de São Carlos Borromeu. Ainda jovem, decidiu abandonar o mundo e ingressar na Companhia de Jesus. A mãe sua mãe alegrou-se em saber da sua decisão de se tornar um religioso, mas o pai durante três anos se recusou a consentir. Enfim São Luís obteve permissão para entrar no noviciado, tendo por mestre espiritual São Roberto Belarmino. Em 25 de novembro de 1585, professou os votos e depois fez os cursos de filosofia e teologia.

 

Durante seu último ano de teologia, houve um surto de febre maligna em Roma; ele se ofereceu para o serviço dos doentes e acabou aceito para a arriscada tarefa. Vários dos irmãos contraíram a febre, e Luís estava entre eles.

 

Morreu aos vinte e três anos, no dia por ele preconizado, a 21 de junho de 1591. O corpo de São Luís, Patrono da Juventude, repousa na igreja de Santo Inácio, em Roma. Ele, ao contrário do que é apresentado em certos livros, era dotado de temperamento forte. As duras penitências às quais se submeteu são sinais de determinação não comum, rumo a uma meta que se havia proposto claramente desde a primeira adolescência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *