8 de julho
Bem-aventurado João Schiavo, Presbítero
(1903-1967)

O Bem-aventurado João Schiavo nasceu em Santo Urbano de Montecchio Maggiore, Itália, no dia 8 de julho de 1903 e desde criança desejava ser padre. Entrou na Congregação dos Josefinos de Murialdo e, em 1919, fez sua Primeira Profissão Religiosa. No dia 10 de julho de 1927, com 24 anos, foi ordenado sacerdote. Quatro anos depois, realizando seu desejo de ser missionário e seguindo a ordem da obediência, partiu para o Brasil, chegando em Jaguarão – RS, no dia 5 de setembro de 1931 e de lá, poucas semanas depois para Caxias do Sul – RS, mais especificamente em Ana Rech para se dedicar a animação e formação dos candidatos para a Congregação dos Josefinos de Murialdo.

Desenvolveu uma intensa atividade vocacional e foi o primeiro mestre de noviços da missão Josefina no Brasil. Foi animador dos seminaristas e noviços, professor, iniciador e diretor da Escola Normal Rural Murialdo; em Galópolis, foi diretor da Escola e pároco; em 1941, fundou o Seminário Josefino de Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul.

Fundou diversas obras em favor das crianças e jovens pobres, foi o primeiro Superior dos Josefinos da então Vice-Província do Brasil de 1937 a 1946 e Provincial de 1947 a 1956.

Após um período de discernimento, em consonância com o fundador das Irmãs Murialdinas de São José, Padre Luís Casaril, no dia 9 de maio de 1954, o Padre João Schiavo iniciou, em Fazenda Souza, Caxias do Sul, o primeiro grupo das Irmãs Murialdinas de São José, no Brasil. Em 1957 fundou em Fazenda Souza, a Escola Santa Maria Goretti das Irmãs Murialdinas, onde atuou como diretor e professor.

Adoeceu gravemente no final de novembro de 1966 e faleceu dia 27 de janeiro de 1967, com fama de santidade. Foi beatificado em 28 de outubro de 2017, em Caxias do Sul – RS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *