21 de julho
São Lourenço de Bríndisi, Presbítero e Doutor da Igreja
(1559-1619)

Nasceu em Bríndisi, a 22 de julho de 1559. Transferiu-se, ainda adolescente, para Veneza, para a casa de um tio sacerdote, com o qual aprofundou a sua formação cultural e espiritual.

Em Veneza foi possível conhecer e frequentar os Capuchinhos que moravam num convento humilde junto à igrejinha de Santa Maria dos Anjos, na ilha de Giudecca. Atraído pela vida pobre e austera, pediu e obteve permissão de ingressar na Ordem. Tendo vestido o hábito Capuchinho em Verona a 19 de fevereiro de 1575, Frei Lourenço cumpriu com fervor o ano de noviciado, e emitiu a profissão religiosa aos 24 de março de 1576. Em seguida, primeiro em Pádua depois em Veneza, iniciou o estudo de Filosofia e Teologia, mostrando rapidamente uma excepcional agudeza intelectual e uma insaciável sede de saber; deu importância particular à Sagrada Escritura.

Depois da ordenação sacerdotal, recebida em 18 de dezembro de 1582, a principal atividade de Frei Lourenço foi o ministério da pregação. Percorreu a Itália anunciando a Palavra de Deus. Fundamental foi a ação de Frei Lourenço na difusão da Ordem Capuchinha na Europa. Fundou conventos em Insbruck, Salzburg, Trento, Boêmia, Praga, Viena e Graz. Sua pregação era caracterizada pela sua espiritualidade, tipicamente franciscana e cristocêntrica, culto a Eucaristia e a devoção a Maria.

No Capítulo Geral de 1602 foi eleito Ministro Geral dos Capuchinhos. Morreu a 22 de julho de 1619, com 60 anos.

Foi beatificado em 1783, pelo Papa Pio VI, e canonizado pelo Papa Leão XIII, em 1881. Após o exame das suas obras, definidas como “verdadeiros tesouros de sabedoria”, o Papa São João XXIII, em 1959, o declarou Doutor da Igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *