Rosita Paiva nasceu aos 13 de março de 1909 em Lábrea, Amazonas. Com três anos de idade por ocasião da morte do pai, sua mãe mudou-se para Fortaleza, Ceará. Rosita foi internada no orfanato de crianças pobres do Colégio da Imaculada Conceição, onde passou toda a sua infância.
Em 1918, deixou o orfanato e ingressou na Escola Normal Pedro II, onde concluiu seus estudos, recebendo o diploma de professora. No ano de 1927, iniciou sua missão de mestra educadora respondendo ao padrão indispensável no campo de educação da época, pela sua competência e formação moral e cristã, tendo a preocupação de dar aos seus alunos não só a instrução cristã, mas formar cidadãos autênticos.
Em 1933, na Catedral de Fortaleza, ela fundou o Instituto Josefino juntamente com Monsenhor Luis de Carvalho Rocha e Dom Antônio de Almeida Lustosa.
Rosita foi a primeira Superiora Geral, nomeada por Dom Antônio de Almeida Lustosa e reeleita em cinco capítulos consecutivos, sendo no último postulada. Foi também a primeira Mestra de Noviças, nomeada por Dom Antônio em 19 de março de 1953. Durante seus 38 anos na direção do Instituto, fundou 84 casas; nos estados do Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí e Acre.
Seu incansável trabalho junto ao Apostolado Eucarístico e o seu entusiasmo e amor pela Eucaristia ficaram logo conhecidos, por todos que a conheciam, que a consideravam “uma das incansáveis pioneiras do Apostolado Eucarístico”.
Rosita Paiva faleceu em 19 de agosto de 1991, na cidade de Campo Maior, Piauí, deixando como legado o empenho na defesa e promoção da criança.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.