20 de agosto
São Bernardo de Claraval, Abade e Doutor da Igreja
(1090-1153)

Fundador e primeiro Abade do Mosteiro de Claraval, onde dirigiu sabiamente os monges pelo caminho dos mandamentos de Deus, com a vida, a doutrina e o exemplo. Percorreu a Europa para restabelecer a paz e a unidade e ilustrou a Igreja com os seus escritos e as suas exortações.

Nasceu perto de Dijon, na França, e é considerado o segundo fundador da Ordem de Cister ou Cistercienses. Muito jovem ainda, ingressou na Abadia Cisterciense de Citeaux, fundado por São Roberto, em 1098. Exerceu uma influência extraordinária enquanto mestre de espiritualidade. Atraiu para a vida religiosa não somente numerosos jovens, mas até os próprios irmãos. Estes, um após outro, o seguiram na Abadia de Claraval.

Por 38 anos foi o guia de uma multidão de monges; cerca de 900 religiosos fizeram votos em sua presença. Para abrigar todos os monges foram construídos mais de 343 mosteiros. Foi também um incansável batalhador pela paz e pela restauração da unidade da Igreja.

Reagindo contra a dialética escolástica incipiente, manteve-se firmíssimo na tradição da Escritura, dos Padres, da liturgia e da vida monástica. Escreveu várias obras, privilegiando sempre o amor e ternura de Deus. Entre as suas obras mais conhecidas, temos o Tratado do amor de Deus e Comentário ao Cântico dos Cânticos.

Morreu em Claraval, em 1153. Pela sua doutrina é reconhecido como Doutor da Igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *