Nesta sexta-feira, 21 de novembro, o Santo Padre Leão XIV recebeu em audiência Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o decreto relativo as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria de Lourdes Guarda, que agora passar a ser Venerável.
A Venerável Maria de Lourdes Guarda nasceu em 22 de novembro de 1926, em Salto, SP. Realizou seus estudos no Colégio do Patrocínio, em Itu, pertencente às Irmãs de São José de Chambéry. Com 18 anos, já lecionava e sonhava seguir os passos de sua irmã na vida religiosa. Porém, antes era preciso tratar de um problema de saúde em sua coluna, lesão que lhe causava muitas dores.
Em 12 de agosto de 1947, passou pela primeira cirurgia na coluna, que não eliminou suas dores, precisando submeter-se a novas cirurgias. Em cinco anos realizou seis intervenções que se configuraram como tentativas frustradas para fazê-la andar. Já com o pé direito gangrenando e outras complicações na coluna, teve sua perna amputada acima do joelho. Os ossos dos quadris foram extraídos o que provocou a atrofia e a imobilidade total da perna esquerda. Foi preciso construir uma armação de madeira como proteção para não paralisar a circulação sanguínea.
Ainda jovem, Maria de Lourdes viu-se totalmente imobilizada em uma cama, sem ao menos poder sentar-se, uma vez que foi necessário engessá-la com uma canaleta nas costas, do pescoço ao joelho. Mesmo imobilizada, não deixou de fazer tricô e bordados sob encomenda para pagar as diárias hospitalares. Seu quarto era um ponto de encontro e de atração, reunindo não só amigos, mas pessoas de todas as classes sociais que buscavam consolo e ajuda para as suas carências.
Engajada na Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FDC), movimento internacional, fundado na França em 1981, foi eleita coordenadora nacional do movimento, permanecendo até 1992. Viajou pelo Brasil e América Latina, formando, em território nacional, mais de 250 grupos da Fraternidade.
Faleceu em 05 de maio de 1996, em Salto.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.